quinta-feira, 13 de outubro de 2011

MACAIA DE PRETO VELHO, DIA 13 DE MAIO DE 2011 (TRADIÇÃO).

Sou um iniciado na UMBANDA seguindo as tradições mais antigas, onde minha casa tem o chão de tabatinga. Como tradição desta humilde casa de UMBANDA, temos a MACAIA de PRETOS VELHOS que se dá todos os dias 13 de maio, pois é o dia da "libertação da Escravatura" no Brasil, bem como o dia do orixá OXUM, são dois motivos para se comemorar. Os PRETOS VELHOS na UMBANDA são tidos e são os mais sábios dentro de seus conhecimentos dentre outros, são povos humildes e carinhosos, que tem os filhos como filhos de fato, sempre expressão enorme atenção aos seus consulentes, concordando até mesmo em serem confidentes e conselheiros. São ótimos mandingueiros, curandeiros, com suas porções e remédios envolvendo produtos naturais, são ante-remédios farmacêuticos, até mesmo por não conhecerem, pois em seu tempo de pratica em vida essas coisas artificiais não existiam, sendo que eles também fazem uso do conhecimento de seus cavalos (médiuns) que viram em suas coroas (encorporam), entretanto não sabem passar remédios e nem devem o fazer, pois como já falado antes neste Blog a ESPIRITUALIDADE é para os doentes Espirituais, pois as doenças patológicas, existe os médicos. A casa de PAI JOSÉ DA JUREMA da linhagem de ANGOLA, não cobra os seus atendimentos ou feitura de médiuns, mas somos uma Associação e recebemos doações, é assim que nos mantemos financeiramente, além de realizarmos movimentos de arrecadação, como rifas e outros movimentos, mas a obrigação em manter a casa em suas despesas é de seus filhos de santos, bem como do próprio ZELADOR DE SANTO. Sempre que se tem uma festa de SANTO (orixá), depois da festa do orixá, temos a nossa festa, é a confraternização e comemorando por tudo e todos sempre saírem bem e em paz, pois sempre buscamos trabalhar em perfeita harmonia espiritual e harmonia material, buscando o respeito Reciproco de um para com o outro e de todos para com todos. Esses são alguns princípios da TENDA ESPIRITA DE UMBANDA CABOCLO AYMORÉ e de PAI JOSÉ DA JUREMA. 

Roda de saudação dos orixás que sempre é feita depois do ritual de abertura de trabalhos, defumação, saudação do chefe da casa, batida de cabeça, cantado o HINO de UMBANDA se dá inicio a roda de ERÃ. Pois todas as rodas na casa é em comemoração ao ORIXÁ do dia, nesse dia em especifico a roda se dá para OXUM e depois a macaia (festa) de PRETO VELHO.

Ao fundo, próximo ao gonga, ver-se os caboclos já virados (encorporados) saudando o VELHO JOSÉ, pois na macaia (festa) é ele quem abre os trabalhos e posteriormente da passagem para o seu AYMORÉ, que é quando o mesmo traz com ele todas as falanges de caboclo. Se ver abaixo, os Médiuns virados (encorporados) em seus caboclos.

Essa em especifico estar virada em Ogum.
Se ver os PRETOS VELHOS em posição até a senzala para apanhar as comidas feitas, pois nesse dia são feitas muitas comidas tradicionais e oferecidas a Assistência, bem como o vinho, bebida dos velhos ou café (preto sem areia), detre as comidas temos o tutu, acarajé com o molho de camarão seco, pães de oxalá dentre outras.


A mesa é posta no chão, assim demonstrando sua humildade, nesse dia há uma grande dedicação de todos os filhos da casa, bem como dos seguidores, devido o fato de não se cobrar financeiramente, se tem muitos seguidores.


A casa é composta por 03 (três) adarrum, berimbau, xixi ré e outros instrumentos.

PAI CIPRIANO E VOVÓ ESMERALDA

Como já falado essa parte é a confraternização. Somos uma casa simples, no entanto, felizes. Fazemos das dificuldades nossas forças e das tristezas motivos para cantar, dançar em louvores aos ORIXÁS. Estou eu, minha esposa a esquerda e filhos e filhas de santo.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

GRADUAÇÃO DE MÉDIUNS EM ABARÉ MIRIM E FESTA DE OGUM EM 23 DE ABRIL DE 2011.

O processo que se segue, é uma pequena demonstração da ritualística de graduação de médiuns no cargo de abaré mirim, pois a T.E.U.C.A, tem por tradição o processo de graduação.Que se segue: ABARÉ MIRIM, ABARÉ, ABAREGUAÇU, BOJÁ MIRIM, BOJÁ, BOJÁGUAÇU e por fim, PAI PEQUENO DA CASA ou o mediu é preparado para ter sua casa (abrir sua casa)


Entrada interna da casa  do CABOCLO AYMORÉ, isso antes de se dar inicio a festa de graduação.




Entrada externa, observando que dos lados se encontram as casas de Exu.
Este é o aledá dos CIGANOS.


Entrada dos médiuns que se encontravam recolhidos há sete dias em obrigação para poder receber sua graduação. minha casa recolhe os médiuns normalmente durante o período noturno, pois todos trabalham e não podem ser prejudicados em sua vida material por conta do Espiritual, somente no ultimo dia que eles ficam recolhidos dentro da casa a noite e o dia da aclamatória da graduação.



A casa de AYMORÉ tem como objetivo o respeito por todos, não ha a descriminação a cerca do situação monetária, pois esta casa não recebe pagamento por seus feitos.


São os médiuns sentados a frente do gonga enquanto se dar o processo de apresentação a cerca do já fito e esperando o PRETO VELHO PAI JOSÉ DA JUREMA para dar inicio ao cerimonial de aclamação de cargo.




Pós a apresentação os médiuns entram na gira de ERÃ, ou seja, dançar para  seu orixá, primeiro dança somete os iniciados e depois os já graduados e por fim os demais médiuns.














Este moço aqui em pé  com a guia cruzada a esquerda é o meu primeiro filho de SANTO e irmão sanguino, hoje dono de sua própria casa de orixá, ogã feito e zelador de santo, pois na UMBANDA um OGÃ pode virar o seu Santo e ser feito.









A esquerda tem minha esposa filha feita e cotulada no candomblé e um ogã de sua casa da santo.









Este processo é a confirmação de cada graduação, sendo que cada médium ainda não sabe o que vai ser aclamado, pois durante o seu período de recolhimento nada a cerca do cargo  lhes são informados e somente na hora e quando o cargo é confirmado o seu santo é virado.



A festa que se segue é a festa pois graduação, normalmente custeada pelos graduando e com os com seus convidados e os do Pai de Santo.