segunda-feira, 3 de outubro de 2011

GRADUAÇÃO DE MÉDIUNS EM ABARÉ MIRIM E FESTA DE OGUM EM 23 DE ABRIL DE 2011.

O processo que se segue, é uma pequena demonstração da ritualística de graduação de médiuns no cargo de abaré mirim, pois a T.E.U.C.A, tem por tradição o processo de graduação.Que se segue: ABARÉ MIRIM, ABARÉ, ABAREGUAÇU, BOJÁ MIRIM, BOJÁ, BOJÁGUAÇU e por fim, PAI PEQUENO DA CASA ou o mediu é preparado para ter sua casa (abrir sua casa)


Entrada interna da casa  do CABOCLO AYMORÉ, isso antes de se dar inicio a festa de graduação.




Entrada externa, observando que dos lados se encontram as casas de Exu.
Este é o aledá dos CIGANOS.


Entrada dos médiuns que se encontravam recolhidos há sete dias em obrigação para poder receber sua graduação. minha casa recolhe os médiuns normalmente durante o período noturno, pois todos trabalham e não podem ser prejudicados em sua vida material por conta do Espiritual, somente no ultimo dia que eles ficam recolhidos dentro da casa a noite e o dia da aclamatória da graduação.



A casa de AYMORÉ tem como objetivo o respeito por todos, não ha a descriminação a cerca do situação monetária, pois esta casa não recebe pagamento por seus feitos.


São os médiuns sentados a frente do gonga enquanto se dar o processo de apresentação a cerca do já fito e esperando o PRETO VELHO PAI JOSÉ DA JUREMA para dar inicio ao cerimonial de aclamação de cargo.




Pós a apresentação os médiuns entram na gira de ERÃ, ou seja, dançar para  seu orixá, primeiro dança somete os iniciados e depois os já graduados e por fim os demais médiuns.














Este moço aqui em pé  com a guia cruzada a esquerda é o meu primeiro filho de SANTO e irmão sanguino, hoje dono de sua própria casa de orixá, ogã feito e zelador de santo, pois na UMBANDA um OGÃ pode virar o seu Santo e ser feito.









A esquerda tem minha esposa filha feita e cotulada no candomblé e um ogã de sua casa da santo.









Este processo é a confirmação de cada graduação, sendo que cada médium ainda não sabe o que vai ser aclamado, pois durante o seu período de recolhimento nada a cerca do cargo  lhes são informados e somente na hora e quando o cargo é confirmado o seu santo é virado.



A festa que se segue é a festa pois graduação, normalmente custeada pelos graduando e com os com seus convidados e os do Pai de Santo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário